Avaliação

Saiba a importância de uma avaliação física

Quando o verão chega lembramos que o nosso corpo é importante.

Ao percebemos que o calor está alto e precisamos usar menos roupa é que notamos aquela situação desconfortável de estar fora de forma, com gorduras indesejáveis e aquela incrível sensação de cansaço ao mínimo esforço.

Este é o perfil do mau condicionamento adquirido com o sedentarismo durante o longo do ano. Aí vem o desespero de querer recuperar tudo em pouco tempo, mas o corpo não está preparado para ser usado desta maneira e isso é muito perigoso, podendo trazer danos para a saúde.

Além disso, para se ter resultados de maneira adequada é necessário sempre a avaliação física pelo menos de 3 em 3 meses, para buscar séries de exercícios adequados para o que se foi obtido durante o período.

Por isto uma avaliação física é muito importante!

 

A avaliação física da Academia da Praia é composta por:

- Anamnese, onde o cliente responde perguntas sobre doenças preexistentes, uso de medicamentos, hábitos não saudáveis (como fumo ou consumo de álcool), os objetivos do paciente com a atividade e o tempo que disponibilizará para prática

- Obtenção de dados antropométricos: altura, peso corporal, circunferências (abdominal, peitoral, das coxas, pernas, braços, pescoço e quadril)

- Teste de flexibilidade

- Teste de composição corporal pelo cálculo da IMC

- Teste de avaliação cardiorespiratório para verificar o Vo2 máximo do indivíduo

- Teste de avaliação antropométrica para medir o nível de percentual de gordura e massa magra